Ambiente

Os animais

Quais os que vivem escondidos no solo?

Por SAPO Kids, 14 de novembro de 2012

Os animais

Sabes quais são os animais que habitam debaixo dos solos?
As minhocas, as formigas, os besouros, algumas aranhas e outros tão pequenos que apenas se conseguem ver com lupas e microscópios como os ácaros e as bactérias. Podem não ser famosos como as formigas e as minhocas, mas não são menos importantes. Se fizeres um pequeno buraco no solo, podes observar alguns destes seres vivos.

Estes seres vivos são muito trabalhadores. Sabes o que eles fazem?

Eles trituram as plantas e os animais mortos em pequenos pedaços, depois alimentam-se deles e deitam o que não precisam pelas fezes. Essas fezes tornam o solo fértil e rico em nutrientes. Isso é bom para as plantas porque vão retirar do solo nutrientes para crescerem fortes e saudáveis.

As minhocas e as formigas escavam túneis no solo e assim facilitam a entrada e a passagem do ar e da água. E o solo precisa de ter ar e água para que as plantas sobrevivam. Além disso, estes túneis ajudam as raízes das plantas a penetrar no solo.

As aranhas alimentam-se de muitos insetos que vivem e se abrigam nos solos. Elas ajudam a controlar o excesso destes seres vivos.

Porque vivem debaixo dos solos?
Estes seres vivos escondem-se no solo para escapar dos predadores como as aves e se proteger da luz do sol. A minhoca não tem olhos, mas tem células na pele muito sensíveis à luz. Quando são expostas aos raios UV, elas ficam com muito calor e acabam por morrer. É por isso que elas só sobem à superfície à noite para se alimentarem. A luz da lua não faz mal à pele das minhocas, não precisas de te preocupar.

Os animais também têm os seus arquitetos e eles são muito engenhosos. As formigas constroem cidades debaixo do solo, com túneis mais pequenos que são como caminhos e túneis maiores onde armazenam a comida. As minhocas comem a terra e assim escavam os seus túneis que são muito duradouros e resistentes.

No solo também podemos encontrar as toupeiras. Com as patas escavam uma rede de túneis e, mais lá no fundo, constroem um quartinho para dormir que é forrado com folhas e erva seca. Elas escavam túneis em busca de alimentos, como minhocas, lesmas, larvas.

Muitas vezes, as toupeiras soltam e deslocam as raízes das plantas, é por isso que os agricultores não gostam muito delas. Mas não penses que elas fazem só mal, os túneis que escavam também facilitam a entrada e a passagem do ar e da água.

Curiosidade: As minhocas conseguem fazer túneis muito fundos. Imagina tu que os túneis das minhocas podem ter até 10 metros de profundidade.

Conteúdo desenvolvido por:
Natureza Brincalhona - Educação Ambiental, Lda.
www.natureza-brincalhona.pt

 

 

Imprimir Enviar a um amigo

Aumentar fonte Diminuir fonte

Parceiros

Meo Kids Porto Editora Superstars Natureza Brincalhona Ciência Divertida Baby First Estrelas e Ouriços MNAC Strazzera Pavilhão do Conhecimento Escola de Magia do Porto Mega Power