Ambiente

Que espécies de pinheiro existem?

Vamos descobrir mais coisas...

Por SAPO Kids, 13 de dezembro de 2013

Que espécies de pinheiro existem?

Que espécies de pinheiro existem?
Em Portugal, predominam duas espécies de pinheiro: o pinheiro manso e o pinheiro bravo.

Vamos descobrir mais coisas sobre o pinheiro manso...
A copa arredondada do pinheiro manso faz lembrar um chapéu-de-chuva. Nos dias quentes, os animais e o Homem procuram as suas sombras para se refrescar. Estes pinheiros tornam a paisagem mais bonita.

O fruto do pinheiro manso é o pinhão. Sabias que uma pinha demora três anos a crescer e apenas solta os pinhões no quarto ano? É com a chegada da primavera que as pinhas abrem e libertam os pinhões.

Podemos encontrar bosques de pinheiros mansos, sobretudo, no Alentejo litoral e no litoral Algarvio. Nestas regiões, o pinheiro manso é muito utilizado na produção de pinhões para venda.

Curiosidade: O Bartolomeu Dias deslocou-se a Alcácer do Sal e escolheu pinheiros mansos desta região. Sabes para quê? Para construir as naus que dobraram o cabo da Boa Esperança.

Vamos descobrir mais coisas sobre o pinheiro bravo...

O pinheiro bravo possui um tronco alto e forte. A copa tem a forma de um triângulo mas, com o passar dos anos, torna-se mais arredondada.

A semente do pinheiro bravo chama-se penisco. O penisco é tão leve que se dispersa facilmente pelo vento, dando origem a novas árvores. Trata-se de uma semente alada.

Encontramos os pinheiros bravos essencialmente no Norte e Centro de Portugal, sobretudo nas regiões do litoral.

Do pinheiro bravo extrai-se a resina que é usada para fabricar as colas que usas na escola, os vernizes, as tintas. A madeira do pinheiro bravo é usada na construção civil e para fazer móveis.

Conteúdo desenvolvido por:
Natureza Brincalhona - Educação Ambiental, Lda.
www.natureza-brincalhona.pt

Imprimir Enviar a um amigo

Aumentar fonte Diminuir fonte

Parceiros

Meo Kids Porto Editora Superstars Natureza Brincalhona Ciência Divertida Baby First Estrelas e Ouriços MNAC Strazzera Pavilhão do Conhecimento Escola de Magia do Porto Mega Power