O SAPO Scratch vai ser descontinuado a partir de 31 de outubro.
Descarreguem os trabalhos que queiram guardar até essa data.
Poderão continuar a usar o Scratch no site do M.I.T. em scratch.mit.edu


Começar no Scratch


O que é o Scratch?

O Scratch é uma nova linguagem de programação que te permite criar as tuas próprias histórias interativas, animações, jogos, música e arte.

A programação é efetuada através da criação de sequências de comandos simples, que correspondem a blocos de várias categorias, encaixados e encadeados de forma a produzirem as ações desejadas.



Para começar a utilizar o Scratch, faz o respectivo download clicando em "Descarrega o Scratch" localizado no cabeçalho da página.



O Ambiente de Programação do Scratch


Quando abrimos o Scratch, aparecem no ecrã as seguintes áreas:



MENU "GERAL"

Neste mesmo menu podem ser feitas as seguintes operações:


Idioma: mudar o idioma do Scratch

Guardar este projeto: guardar projeto

Partilhar este projeto: permite publicar o projeto no site para ficar disponível para todos os seus visitantes

Para fazer a partilha, coloca o endereço de correio da conta com que te registaste no Scratch e a password. Depois basta colocares o "Nome do Projeto" e as tags (palavras-chave), para que seja localizado de forma mais rápida.




MENU "FICHEIRO"

Ficheiro: este menu dispõe de várias opções:



Novo: iniciar novo projeto

Abrir: abrir projetos existentes

Guardar: guardar projeto em curso

Guardar como: guardar projeto novo (ou projeto existente com outro nome)

Importar Projeto: fazer o download de um projeto Scratch para o programa

Exportar sprite: guardar o sprite selecionado no computador

Notas do Projeto: adicionar/editar notas no projeto

Sair: fecha o programa. O programa irá perguntar se pretende guardar o projeto antes de sair.




MENU "EDITAR"



Recuperar o apagado: anula a última eliminação efetuada

Executar Passo-a-Passo: permite visualizar a ação de cada um dos comandos

Execução Passo-a-Passo: define o modo da execução Passo-a-Passo



Comprimir sons / Comprimir imagens: opção que permite comprimir os ficheiros presentes no projeto

Mostrar comandos do Motor: esta opção revela ao utilizador os comandos que permitem controlar o LEGO WeDo. Estes comandos são mostrados automaticamente sempre que se liga o LEGO WeDo no computador




MENU "PARTILHAR"



Partilhar este Projeto Online: esta opção faz o upload do ficheiro para o portal SAPOScratch

Basta preencher os dados e clicar em "OK" para o ficheiro ser carregado automaticamente na conta



Ir para Portal Scratch: abre a página do SAPOScratch




MENU "AJUDA"



Página de Ajuda: abre a página de ajuda com a explicação de todos os comandos

Ecrãs de Ajuda: abre a página do programa contendo a definição de todos os comandos do SAPOScratch

Sobre o Scratch: mostra várias informações sobre o programa





Arrasta o primeiro comando da categoria "Movimento", para a área de "Comandos"

Ao fazeres um duplo-clique no bloco, o "sapo" move-se o número de passos indicado






Arrasta um comando de "Som" e anexa-o ao comando de "Movimento" que colocaste anteriormente


Faz duplo-clique e o "sapo" mover-se-á tocando o som que escolheste


Podes escolher mais sons, clicando na seta (menu pull-down)






Adiciona um novo comando de "Movimento" e coloca um sinal de menos (-) na quantidade de passos a dar



Adiciona um novo comando de "Som". Altera o som a ser reproduzido, ou escolhe o mesmo


Faz duplo-clique onde quiseres, para veres e ouvires o que criaste






Arrasta o comando de "Controlo" intitulado "para sempre" e coloca-o no topo do bloco envolvendo os comandos já montados. Esse bloco fará com que a dança que criaste seja repetida sem parar

Faz duplo clique em qualquer lugar do bloco de comandos, para veres e ouvires o que criaste

Para parares, clica no botão "STOP" representado com o símbolo






O comando "bandeira verde" permite que os comandos que a ele se encontram associados se iniciem quando se clica na "bandeira verde" localizada acima do palco

Arrasta uma "bandeira verde" para o topo do bloco com a dança

Depois, sempre que se clicar na "bandeira verde", o teu comando é iniciado. Para parar, basta clicar no botão "STOP"






Agora algo completamente diferente...

Arrasta uma opção de "Aparência" para a área de "Blocos"

Faz duplo clique para veres a operação que esta opção faz... Podes mudar a opção de "aparência" clicando no menu pull-down






Arrasta o comando "quando tecla for premida" da categoria "Controlo" e encaixa-o por cima do comando "altera efeito cor"


Agora, clica na tecla "espaço" e vê o que isso faz...

Podes ainda escolher outras teclas no menu pull-down






Cada personagem ou elemento gráfico que podes animar com os blocos de comandos que crias, chama-se sprite. Podes adicionar um novo sprite ao teu projeto, clicando nas respetivas opções:

Este ícone permite-te desenhar um novo sprite

Este ícone dá-te acesso a sprites existentes na biblioteca do Scratch

Este ícone seleciona-te automaticamente um sprite surpresa






Faz o teu sprite falar...

Arrasta para a área de Blocos um dos quatro comandos da categoria "Aparência" que permitem a criação de balões com as falas, tal como na banda desenhada. Podes alterar o que queres que o sprite diga ou pense no próprio comando. Podes definir o tempo de duração das falas, ou usar comandos sem tempo definido.






Podes mudar a aparência do teu sprite, no decorrer da ação...

Arrasta o comando "altera efeito" e escolhe o que queres que aconteça, usando o menu pull-down

Faz duplo-clique para veres o resultado






Adicionar Sons:

Clica no separador "Sons"

Podes gravar o teu próprio som em "Gravar" ou podes "Importar" sons da biblioteca do Scratch para os adicionares ao teu projeto


Depois, da categoria "Som", arrasta o comando "toca som" ou "toca som e espera"


Faz duplo-clique no comando para o escutares




Animar

Cada sprite pode ter diferentes aspetos, a que chamamos "trajes". Clicando no separador "Trajes" podes ver quantos aspetos o sprite tem. Também podes alterá-los (Editar), copiá-los (Copiar), apagá-los (X) e importá-los (Importar) da biblioteca do Scratch ou de uma imagem preparada noutro programa.

Com os trajes e os comandos do exemplo abaixo, podes criar animações


Depois, ao colocares a ordem de ação conforme o exemplo abaixo, o teu sprite faz ambos os movimentos que escolheste no “Traje”







Agora podes criar os mais variados tipos de projetos com o Scratch


Para veres mais exemplos de projetos, basta clicares em "Abrir" e ver os que se encontram nas pastas






O Scratch é uma nova linguagem de programação que torna fácil criares as tuas próprias histórias interativas, jogos e animações - e partilhar as tuas criações através de websites.

Scratch é desenvolvido pelo Lifelong Kindergarten, um grupo de investigação no MIT Media Lab (http://llk.media.mit.edu). Este grupo desenvolve novas tecnologias que, no espírito dos blocos e do "fingerpaint" dos jardins de infância, pretende expandir o que as pessoas possam conceber, criar e aprender.

O desenvolvimento do Scratch foi apoiado com fundos da National Science Foundation, Microsoft, Intel Foundation, Nokia, PT Comunicações, MIT Media Lab e consórcios de investigação.

Este guia Scratch foi concebido por Natalie Rusk, Lauren Bessen e outros membros da equipa de desenvolvimento do Scratch.

A tradução destes materiais para português foi realizada pela PT Comunicações.

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